Experiência com Ferramentas Interativas

EXPERIÊNCIA COM FERRAMENTAS INTERATIVAS

Este blog foi aberto para a interação com os alunos e colegas, é o primeiro para uso com os alunos. Com o projeto UCA há a necessidade de termos um espaço para postar atividades para alunos copiarem ou mesmo assistirem à vídeos aplicados em sala, quando os mesmos estiverem ausentes. Sem haver prejuízo para os mesmos, podendo fazer relatórios e garantindo sua participação.



domingo, 4 de agosto de 2013

Conceitos relevantes para o projeto


O modelo tradicional de intervenção do professor consiste em explicar como resolver os problemas e dizer “está certo” ou “está errado”. Devendo o educador sim, saber que atividade cognitiva daquele aluno deve estar apto a investigar. O professor será o incentivador, encorajador a iniciativa do estudante.
Muitas vezes o professor se mostra tão preocupado em ensinar que não têm paciência suficiente para esperar que as crianças aprendam. Dificilmente aguardam as respostas dos educandos, e perdem a oportunidade de acompanhar a estrutura de raciocínio espontânea de seus alunos. Com a concepção das respostas certas e sem o incentivo para pesquisa pessoal o estudante acaba por ter sua atividade dirigida e canalizada, podendo até dizer moldada pelo método de ensino tradicional. O professor deixar a criança sem planejar sua atividade, achando que essa aprenderá sozinha.
Piaget ainda reforça que o aprender não se reduz à memorização, mas sim ao raciocínio lógico, compreensão e reflexão. Assim, será através do debate e discussão entre iguais que o processo do desenvolvimento cognitivo se dará; e o professor assumindo o papel apenas de instigador e provocador, mantendo o clima de cooperação. Dessa forma, a produção das crianças passa a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender o significado do processo e não só o produto.

 

Um comentário:

  1. Olá, Marcos!

    Como sempre você vem fazendo ótimas contribuições, parabéns, concordo com você.

    Abraços!

    ResponderExcluir