O
modelo tradicional de intervenção do professor consiste em explicar
como resolver os problemas e dizer “está certo” ou “está
errado”. Devendo o educador sim, saber que atividade cognitiva
daquele aluno deve estar apto a investigar. O professor será o
incentivador, encorajador a iniciativa do estudante.
Muitas
vezes o professor se mostra tão preocupado em ensinar que não têm
paciência suficiente para esperar que as crianças aprendam.
Dificilmente aguardam as respostas dos educandos, e perdem a
oportunidade de acompanhar a estrutura de raciocínio espontânea de
seus alunos. Com a concepção das respostas certas e sem o incentivo
para pesquisa pessoal o estudante acaba por ter sua atividade
dirigida e canalizada, podendo até dizer moldada pelo método de
ensino tradicional. O professor deixar a criança sem planejar sua
atividade, achando que essa aprenderá sozinha.
Piaget
ainda reforça que o aprender não se reduz à memorização, mas sim
ao raciocínio lógico, compreensão e reflexão. Assim, será
através do debate e discussão entre iguais que o processo do
desenvolvimento cognitivo se dará; e o professor assumindo o papel
apenas de instigador e provocador, mantendo o clima de cooperação.
Dessa forma, a produção das crianças passa a fazer parte do
processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender o significado
do processo e não só o produto.
Olá, Marcos!
ResponderExcluirComo sempre você vem fazendo ótimas contribuições, parabéns, concordo com você.
Abraços!